Segundo pesquisa de comportamento de consumo na América Latina da Motorola Solutions, 65% das vendas não realizadas poderiam ser concretizadas se o vendedor contasse com alguma solução tecnológica que permitisse pedir o item desejado a outra filial ou oferecer a entrega no domicílio do consumidor. O estudo revela que as lojas poderiam aumentar os lucros ao proporcionar melhor serviço, visto que 39% dos pesquisados indicaram que gastariam até 50% a mais nas lojas com um melhor atendimento, enquanto 21% estariam dispostos a gastar 10% a mais.
A pesquisa mostra também que 23% dos consumidores que entram numa loja saem sem completar a compra em sua totalidade. Dessas vendas não concretizadas, apenas 38% dos compradores realizam sua compra na mesma loja, enquanto 47% vão para a concorrência.
O estudo evidência a necessidade de os varejistas adotarem tecnologias para aumentar a produtividade e eficiência de seus negócios, e tem como objetivo experiências e atitudes no que diz respeito à utilização de determinadas tecnologias dentro da loja.
O levantamento, realizado pelo segundo ano consecutivo, foi feito no México e no Brasil em dezembro de 2012. As pesquisas, efetuadas pela Research Now, incluíram mais de 430 consumidores e 115 supervisores.